21 junho 2006

Programação de Games

Vou começar aqui uma pequena série de artigos sobre desenvolvimentos de jogos. Mas o que é programação de jogos?

Hoje em dia, jogos são coisas a serem levadas a sério. São usados com seriedade por profissionais da área de saúde e ciências sociais. Em saúde, por exemplo, nos Estados Unidos, jogos como Dr. Mario são usados para ajudar crianças com diabetes a se adaptarem a sua situação. A Europa está com uma iniciativa para criar um ambiente de jogos que permita a interação entre pessoas de diversos países, usando várias tecnologias diferentes, que vão desde computação móvel a realidade virtual.

Muita gente viu programas como Halo, ragnarok e a maioria das pessoas jogam. Mas de onde eles vêm? Há algum gênio do mal em uma sala escura os inventando? Ou eles simplesmente aparecem no seu computador durante a noite? Não, são pessoas como eu e você que escrevem jogos. Desenvolver jogos é uma arte, e uma que vem com apenas muita prática, mas no fim é recompensador.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é possível conseguir um emprego na indústria dos games. Empresas como Microsoft, Rare e outras oferecem estágios para estudantes que tem um interesse em programação de videogames. Existem universidades que incluem desenvolvimento de games no seu currículo escolar.

No Brasil, o desenvolvimento de jogos nacionais é uma realidade que está em andamento. Existem muitos jogos bons desenvolvidos por empresas nacionais, inclusive com incentivo do ministério da cultura, que está realizando a segunda edição do concurso de jogos eletrônicos (jogosbr). Para os interesados em desenvolver jogos, estes concursos são uma boa oportunidade para iniciar. A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) se propõe a fortalecer a indústria nacional de jogos, promovendo produtos, serviços e eventos sobre desenvolvimento de jogos.

Desenvolvimentos de jogos envolve, entre outras coisas, um suprimento infinito de café, sentar no seu quarto escutando música com fones de ouvidos porque é uma da manhã e todo mundo está dormindo. Programação de games envolve detecção de colisões, vetores, matemática. Desenvolver um jogo, a sério, significa passar noites acordado, não obter lucro (para a maioria) mas é divertido.

Nota: NÃO é um requisito da programação que você pratique hábitos como dormir pouco, nem é recomendado. Não se esqueça de dar um tempo longe do computador e dormir corretamente.

Um comentário:

  1. Adoro games! Tenho muitos sonhos na minha vida, e um deles seria fazer um roteiro e character desiner de um game... Particularmente, algum final fantasy =P
    Desenvolver games não é fácil, realmente é de quebrar a cabeça... Se êu já morro num rpgmaker, imagine assim?
    Bom, nisso, as partes que eu mais gosto ainda não são de matar tanto, mas que dá pra ficar noites sem dormir com um monte de esboços nas mãos... ah, dá!

    ResponderExcluir