Na ciência da computação, há uma combinação de características da matemática, engenharia e ciência natural. Assim como na matemática, o estudante de computação usa linguagens formais para expressar idéias. Como engenheiros, ele projeta coisas, juntando componentes para formar um sistema e avaliando alternativas. E como cientistas, ele observa o comportamento de sistemas complexos, forma hipóteses e testa previsões.
A habilidade mais importante para um estudante de computação é a solução de problemas. Por solução de problemas, refere-se à habilidade de formular problemas, pensar criativamente em soluções e expressar uma solução de forma clara e precisa. Aprender a programar é uma forma excelente de praticar habilidades de resolução de problemas.
Mas o que é um programa? Um programa é uma sequencia de instruções que especificam como realizar uma computação. A computação pode ser algo matemático, como resolver sistemas de equações ou encontrar a raiz de um polinômio, mas também pode ser uma computação simbólica, como procurar e substituir texto em um documento ou até mesmo compilar um outro programa.
Basicamente, todo programa, não importa o quão complicado, é feito de um conjunto de instruções que envolvem ações de entrada de informações, saída de informações, operações matemáticas, execuções condicionais e repetições. Desta forma, é possível descrever a programação como o processo de "quebrar" uma tarefa grande e complexa em subtaredas cada vez menores até que as subtarefas sejam simples o bastante para serem executadas com essas instruções básicas.
Outra habilidade aprendida durante o curso é o debug (eliminação de erros). O processo de debugs, de algumas maneiras, é como o trabalho de um detetive. Você é confrontado com pistas, e deve inferir os processos e eventos que levaram aos resultados que você vê.
O debug também é como uma ciência experimental. Uma vez que você tem uma idéia do que está errado, você modifica o programa e tenta novamente. Se sua hipótese era correta, então você pode prever o resultado da sua modificação, e você se aproxima mais um passo de um programa funcional. Se sua hipótese estava errada, você deve elaborar uma nova. Citando Sherlock Holmes, "Quando você elimina o impossível, o que sobra, por mais improvável que seja, deve ser a verdade." (Arthur Conan Doyle, O Signo dos Quatro)
Powered by Qumana
Eu num avisei, mas você também não me avisou =P Adorei o texto! Estamos sempre acompanhando!
ResponderExcluir