22 abril 2006

O Caminho da Programação

Na ciência da computação, há uma combinação de características da matemática, engenharia e ciência natural. Assim como na matemática, o estudante de computação usa linguagens formais para expressar idéias. Como engenheiros, ele projeta coisas, juntando componentes para formar um sistema e avaliando alternativas. E como cientistas, ele observa o comportamento de sistemas complexos, forma hipóteses e testa previsões.

A habilidade mais importante para um estudante de computação é a solução de problemas. Por solução de problemas, refere-se à habilidade de formular problemas, pensar criativamente em soluções e expressar uma solução de forma clara e precisa. Aprender a programar é uma forma excelente de praticar habilidades de resolução de problemas.

Mas o que é um programa? Um programa é uma sequencia de instruções que especificam como realizar uma computação. A computação pode ser algo matemático, como resolver sistemas de equações ou encontrar a raiz de um polinômio, mas também pode ser uma computação simbólica, como procurar e substituir texto em um documento ou até mesmo compilar um outro programa.

Basicamente, todo programa, não importa o quão complicado, é feito de um conjunto de instruções que envolvem ações de entrada de informações, saída de informações, operações matemáticas, execuções condicionais e repetições. Desta forma, é possível descrever a programação como o processo de "quebrar" uma tarefa grande e complexa em subtaredas cada vez menores até que as subtarefas sejam simples o bastante para serem executadas com essas instruções básicas.

Outra habilidade aprendida durante o curso é o debug (eliminação de erros). O processo de debugs, de algumas maneiras, é como o trabalho de um detetive. Você é confrontado com pistas, e deve inferir os processos e eventos que levaram aos resultados que você vê.

O debug também é como uma ciência experimental. Uma vez que você tem uma idéia do que está errado, você modifica o programa e tenta novamente. Se sua hipótese era correta, então você pode prever o resultado da sua modificação, e você se aproxima mais um passo de um programa funcional. Se sua hipótese estava errada, você deve elaborar uma nova. Citando Sherlock Holmes, "Quando você elimina o impossível, o que sobra, por mais improvável que seja, deve ser a verdade." (Arthur Conan Doyle, O Signo dos Quatro)


Powered by Qumana

14 abril 2006

Novidades sobre o futuro da Televisão Digital brasileira.

Algumas notícias veiculadas no Diário do Nordeste e na Folha Online trazem novidades sobre o futuro da TV Digital no Brasil. Para o padrão Japonês, temos a seguinte notícia:



O chanceler brasileiro, Celso Amorim, e seu colega japonês, Taro Aso, firmaram na quinta-feira em Tóquio um memorando pelo qual o Japão se compromete a ajudar na implantação no Brasil de um sistema de TV digital baseado no padrão japonês ISDB-T, mas aberto a futuras inovações técnicas brasileiras. [...] Para firmar o memorando, o Brasil obteve o compromisso da empresa japonesa Toshiba de construir uma unidade de produção de semicondutores no território brasileiro



Após a divulgação da assinatura do memorando, a resposta da Europa:



As indústrias européias (Siemens, Philips, Thales, Nokia, Rohde & Schwarz e ST Microelectronics) que formam a "Coalizão DVB", que tenta convencer o governo brasileiro a adotar o padrão europeu (DVB) de televisão digital, foram para o contra-ataque. Ontem, após a assinatura do memorando entre os governos do Brasil, a coalizão européia disse estar disposta a fazer uma proposta firme para a construção de uma fábrica de semicondutores no Brasil. Também ofereceu incluir aplicativos desenvolvidos por universidades brasileiras na segunda fase de modernização da tecnologia DVB. Segundo o diretor de Tecnologia da Philips, Walter Duran, "a Comissão Européia, assim como as seis empresas que participam da "Coalizão DVB", já convidou as autoridades brasileiras para ir à Europa, ocasião em que se propõem a assinar uma proposta firme de construção de uma fábrica de semicondutores no Brasil". A proposta seria assinada pela Philips e a ST Microeletronics.



Isto mostra algumas coisas interessantes. Primeiro, ambos estão altamente interessados em instalar a TV Digital no Brasil, se mostrando abertos às exigências. Isso porque, nas palavras do ministro japonês da Economia, Comércio e Indústria, Toshihiro Nikai:



"Se o padrão japonês for adotado no Brasil, nossa tecnologia digital poderá ser difundida em outros países da América Latina"



Ambos estão considerando o Brasil como uma porta de entrada para o restante da América Latina, pois vários países mostraram estar aguardando uma decisão brasileira. A segunda coisa, que acho que é mais interessante, é o fato de ambos estarem aceitando futuras alterações a partir dos estudos feitos no Brasil. Considerando isto, e o fato de que será instalada uma fábrica em território nacional, me leva a crer que este é apenas o primeiro passo, a base a partir da qual poderão ser feitas inovações e alterações, rumo a um padrão mais adaptado e adequado à realidade de nossa nação. Porém, A decisão final sobre o padrão deve ser tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá escolher entre o europeu DVB-T, o americano ATSC e o ISDB-T.


Powered by Qumana


09 abril 2006

Novo Vírus

Há um aviso, disponível aqui sobre um novo tipo de vírus que traz preocupações. Não pelo vírus propriamente dito, que apenas infecta os arquivos que estiverem no mesmo diretório, mas pelo fato de que agora estão se preocupando em escrever vírus que afetem não somente um sistema, mas vários. É um programa trabalhoso, tendo que programar em Assembler, sem depender de funções específicas do sistema operacional, mas agora que provaram que é possível fazer um, outros surgirão.


Neste post estou experimentando uma ferramenta para blogs free, o Qumana, caso alguém se interesse só clicar no link no final do post.


Powered by Qumana


02 abril 2006

Linux

Bem, vou falar um pouco aqui de Linux. As pessoas têm no Linux uma oportunidade única de permitir a tipos completamente diferentes de usuários, usufruir de um sistema operacional. Existe uma publicidade negativa em cima do Linux, política negativa esta onde pregam que o Linux é um sistema operacional complexo e complicado que só é voltado a usuários experientes. Porém estas pessoas se esquecem que existem inúmeras distribuições pela Terra e que cada uma é voltada para um tipo de público.

Mesmo para aqueles que não tem tempo para fazer uma instalação (que, dependendo do sistema pode levar alguns minutos, mas também pode demorar dias), existem várias versões que rodam diretamente a partir do CD, e dentre estas existem distribuições voltadas para astronomia, medicina, bioInformática, dentre outros.

Por exemplo, existe o Kurumin, distribuição nacional que vem tendo muito sucesso entre os usuários, tanto iniciantes quanto avançados. Outra distribuição nacional é o GoblinX, que procura construir um ambiente de trabalho prático, mas sem deixar de lado o visual. No site FrozenTech, é possível encontrar uma lista grande de distribuições que rodam direto a partir do cd, incluindo a classificação de cada um, com seu objetivo.

Para aqueles que não podem ou não querem fazer o download de uma dessas opções, e nem gastar dinheiro para comprar o cd, há a opção do Ubuntu Linux, uma distribuição da África do Sul que oferece para enviar um ou mais cds para seu endereço, sem cobrar nada, precisando apenas de um cadastro no site.